Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2010

Home Office - Solução parcial de alguns problemas das grandes cidades

Realiza a cena: vc acorda normalmente as 05h30min da manhã, toma um banho rápido, às vezes toma café e sai voado de casa para não perder o ônibus pq se perder esse tsc tsc tsc já era seu horário no trabalho. Na verdade vc nem precisa realizar essa cena, ela se concretiza quase todos os dias do ano... Tristeza...

Agora sonha com isso daqui: vc acorda as 05h30min também, toma um bainho sossegado (mas rápido pra economizar água), veste aquela roupinha agradável, vai à padaria, cumprimenta o seu José e bate um papinho amigável com ele, volta pra casa toma café com sua companheira (o), vai pra academia ou para a natação e depois disso você estará BEM relaxado. Daí vc entra no seu quartinho especial, liga seu computador, entra em conferência com o seu chefe e começa a trabalhar...

Sonho??? Talvez. Podemos lutar para isso acontecer. Olha os benefícios do Home Office: menos carros nos congestionamentos, menos stress, menos poluentes emitidos pelos carros (isso para quem vai de carro pro trabalho), mais produção individual, melhor qualidade de vida, pessoas mais felizes!

Claro... Nem todas as profissões podem ser executadas de casa... Mas hoje em dia com a mudança do perfil das profissões e o avanço dos meios de comunicação e conexão, muitas coisas podem ser feitas de casa conectados via VPN, muito bem executado e por pessoas felizes.

Darei agora alguns poucos exemplos de profissões que podem ser feitas de casa: Editor de Jornal, tradutores, jornalistas, programadores de jogos e software em geral, DBAs, designers, documentador de software, etc. Olha se toda essa galera (e muitas outras) ficasse em casa... Já reduziria significativamente problemas com trânsito. Por favor, mandem mais exemplos de profissões que podem ser executadas de casa.

Imaginem agora as vantagens em níveis sociáveis: transportes públicos menos lotados, alimentação mais saudável, poder acompanhar o crescimento dos filhos (levar e buscar da escola, ajudar nas lições de casa), problemas de infra-estrutura dos escritórios seriam menores e se alguém pensar em mais algum... Por favor, me digam que eu coloco aqui!

Como nem tudo é vantagem nessa vida, teríamos um trágico problema... O que fazer com o Happy Hour???? Minha sugestão seria marcar churrascos nos fins de semana! Ou se a vontade for muito grande, marcar com os amigos no bar, afinal de contas levaria menos de 1h pra chegar ao local já que se estaria contra o fluxo pesado de trânsito! Consigo ainda ver mais um problema: a conta de luz da nossa casa aumentaria bastante! Penso que tudo pode ser conversado nessa vida e se o empregado desejar trabalhar em Home Office, poderia trocar o auxílio passagem pelo auxílio conta de luz e internet ;-)

To escrevendo esse texto desde ontem e olha que coincidência trágica: aconteceu uma chuva terrível no rio de janeiro e o prefeito da cidade pediu encarecidamente que as pessoas não saíssem de casa e hoje tentei ir trabalhar e tive que voltar com o rabinho entre as pernas rs logo adivinhem... Home Office pra mim! Agora posso provar na prática a minha teoria! No final do dia darei continuidade ao texto dizendo se foi bom ou não trabalhar de casa!

Bem infelizmente como o Home Office foi de surpresa não rendeu muito... Eu precisava de alguns arquivos para as coisas funcionar como deveriam... E o rapaz do trabalho não soube como me passar por e-mail :-/ Mas sempre terei outra oportunidade! Eu esperarei muito essa outra oportunidade!

2 comentários: